pause cortico thalamique txt pause_cortico_thalamique_txt_pt_som

Pause cortico thalamique txt

voltar para a página inicial

versão disponível em : en it ru zh es ja de nl fr

data de criação : 20230923- data de actualiza&occedil&atlideo: 20230923- data de gera&ccdelão : 20230924_140755

1.Rutura córtico-talâmica pt

A ideia de uma pausa "cortico-talâmica" teve origem na semântica geral e foi popularizada na Null-A livros de ficção científica de A. E. Da Vogt.

Este fenómeno é também designado por pausa semântica ou pausa cognitiva..

Thalamus / Thalamic é utilizado aqui como abreviatura para as funções cerebrais inferiores associadas aos sentimentos, deteção, dor, prazer, instintos, funções corporais, etc.. Processamento paralelo subconsciente maciço e as respostas são muitas vezes imediatas.

Neo-Córtex / Cortical é a abreviatura para as funções cerebrais superiores desenvolvidas mais recentemente, associados ao pensamento consciente, ao raciocínio, à utilização da linguagem, à tomada de decisões deliberadas, etc..
pensa de forma abstrata, mas não consegue concentrar-se em mais do que duas coisas ao mesmo tempo.

É fácil metermo-nos em sarilhos quando misturamos as duas coisas.. A nossa capacidade de abstração é bastante recente e, aparentemente um pouco defeituoso. O córtex pode construir um "sentido" para certas sensações de nível inferior que dá origem a a decisões erradas. O sistema talâmico pode iniciar uma ação imediata com base no que foi superficial raciocínio no córtex. Por exemplo. matar alguém por ter uma crença religiosa incorrecta.

A ideia subjacente a esta pausa é essencialmente sensibilizar para a relação entre as suas reacções e raciocínios, e garantir a sua sincronização. Não é necessário que é uma pausa literal no tempo, mas pode ser o caso. É equivalente a Rodar a língua sete vezes na boca antes de . . . "

Se estivesse prestes a tomar uma ação física impulsiva, a pausa dar-lhe-ia tempo para pensar.
a lógica e as implicações do que estava prestes a fazer.

Por outro lado, se pensava que tinha chegado a uma conclusão lógica e bem fundamentada, uma Uma pausa semântica permite-lhe registar o que está realmente a sentir, o que os seus instintos lhe dizem.... É bom? Funciona?

A pausa é uma oportunidade para testar todos os níveis da máquina do jogo. Se fosse e se estivesse prestes a tirar certas conclusões, seria evidentemente muito difícil tirar conclusões.
é aconselhável verificar e voltar a verificar tudo, de cima a baixo. Quais são as características e os limites das peças e materiais que utiliza? Existem influências externas? Em que pontos simplifica (par abstração) um fenómeno complexo em algo mais simplista? Existem ambiguidades? Existem várias interpretações possíveis? O que é que as palavras que usas significam para pessoas diferentes?

O objetivo é tomar decisões e acções coerentes, consistentes e sólidas a todos os níveis.
A pausa córtico-talâmica é uma verificação do sistema e uma verificação da coerência a vários níveis e entre vários níveis.

O principal ingrediente é a consciencialização. Atenção. Estar atento. Examinar tudo o que lá está, incluindo os seus próprios pensamentos, as suas premissas, os seus sentimentos, o que percebe.

Algumas ferramentas são úteis. A consciência da abstração é essencial. Simplesmente ser consciente de que há muitos níveis de abstração entre o que existe realmente e o que se põe em palavras e pensamentos. Não só ter consciência disso, mas também examinar especificamente a transição entre uma "^ coisa" e abstração do filho. Quando é que certos raios de luz se tornam uma imagem no nosso cérebro? Em que momento é que agrupa estas imagens com as outras mesas que viu? Em que altura é que a palavra "table" perde o seu significado? a sua relação com a imagem específica que viu?

A perceção e a cognição podem ser enganadas de várias formas. Há erros, há os a má direção dos mágicos de palco. É preciso conhecer bem esses truques e ser cético sobre o que lhe está a ser apresentado. Há alguma forma de nos enganarmos a nós próprios? Talvez não seja realmente uma mesa, apenas porque parecia que sim, ou porque alguém disse que era o caso.

Há graus para tudo isto. Para que se possa esperar que as pessoas ajam e reajam de forma saudável, devem ter um certo domínio da lógica infinita. Isto significa estar sempre consciente de que existem vários graus de risco.
grau de abstração, grau de certeza, etc..e poder tirar as melhores conclusões possíveis nesta base, apesar dos níveis de incerteza sempre presentes. Uma pessoa que pensa a preto e branco tem dois valores a lógica é fácil de manipular e enganar.

Se tiver algumas destas competências, elas estarão naturalmente activas ao mesmo tempo. Será algo saberá mais ou menos o tempo todo.

Para além disso, será um momento de reflexão ao qual dedicaremos toda a nossa atenção, a tantos níveis quanto possível.

Imagine acordar num estado de sonho, como no filme Inception. Como é que sabe se está sonhar? Podem confiar nas vossas percepções? Somos enganados? Há algum teste que se possa fazer para ver se estamos a ser enganados? as vossas conclusões?

É esse tipo de consciência, mas também se aplica a momentos muito rotineiros da vida. Concentre a sua atenção. Questionar tudo. Ver. Sentir. Pensar de forma sistémica.