1.O sistema de chakras
O sistema de chakras pode ser visto como um desdobramento orgânico da vida em direção a níveis cada vez mais evoluídos.
comportamento com uma única força motriz inicial, o desenvolvimento dos organismos vivos. Este desenvolvimento filogenético
reproduz-se biologicamente quando se forma um novo indivíduo. O indivíduo passa, portanto, por todas as etapas
da evolução da vida e que se concretizam na sua fisiologia.
1.1.# muladhara :primeiro Chakra o Chakra Raiz, o centro de reprodução e de ligação à vida
O primeiro chakra, também conhecido como chakra da raiz, está localizado no cóccix.. Corresponde ao instinto
reprodução sexual.
Por natureza, a vida tem de se reproduzir para continuar a existir. A reprodução é o primeiro instinto.
não há vida sem ele.
A este nível, o indivíduo não conta, apenas tem de transmitir os seus genes para que a vida possa continuar.
pela perpetuação da espécie.
O instinto sexual está ao nível da espécie.
Poderíamos dizer que este é o instinto central das espécies vegetais, que se encontram entre as primeiras formas de vida.
da vida multicelular. E isto está de acordo com o facto de as plantas produzirem sementes em abundância.
Isto aumenta as suas hipóteses de perpetuar a espécie..
Utilizamos esta força vital para nos alimentarmos, principalmente comendo os órgãos genitais das plantas..
(as folhas e os ramos, embora ricos em minerais, não são muito nutritivos).
1.2.# svadhishthana :segundo Chakra, o Dan Tian ou Hara, centro de conservação e de movimento
Quando a reprodução está assegurada, uma forma de aumentar a vida é preservá-la o mais tempo possível
possível, surge o instinto de auto-preservação.
Na natureza, o membro da espécie procurará reproduzir-se o mais possível devido ao instinto sexual.
e para que isso aconteça, tem de durar o máximo de tempo possível.
Nas formas de vida mais simples, como os insectos, o indivíduo macho pode morrer muito rapidamente.
depois de reproduzir (formiga voadora, aranha macho devorada pela fêmea porque, de facto, já deu tudo o que tinha a dar
a sua energia vital e que ainda pode ser utilizada para esse fim).
À medida que as formas de vida evoluem, a conservação do indivíduo torna-se cada vez mais necessária porque é mais difícil
produzir algo complexo do que produzir algo simples. Este esforço não pode ser desperdiçado !
A conservação implica alimentar-se, o que está ligado à capacidade de deslocação.. Mesmo nas plantas
é necessário explorar o espaço para encontrar alimento, o que é feito através das raízes ou
pesquisando os raios solares.
A conservação está associada ao segundo chakra, que pode ser considerado o centro do movimento.. Está localizado
o centro de gravidade do corpo (é, portanto, fisicamente falando, o centro do movimento).
é chamado Hara na tradição japonesa, DanTian na tradição chinesa e Entrailles na tradição cristã..
o aparecimento da função de deslocamento pode ser ilustrado numa espécie especial de ameba.
Nestas amebas, que se duplicam naturalmente por divisão celular, um mecanismo especial de conservação
ocorre quando o ambiente se torna pobre em alimentos devido à exaustão. Quando estas amebas começam a ter fome
emitem um sinal químico que os faz convergir na direção da maior concentração
deste sinal. Por fim, formam uma grande bola, e as amebas ligam-se umas às outras e ao corpo assim formado.
aparecem uma cabeça e um pseudo-pod. A contração e a expansão entre a cabeça e o pé produzem uma deslocação.
macroscópico (comparado com o tamanho de uma ameba) o que permite à colónia encontrar um novo ambiente rico em alimentos.
A capacidade de deslocação é de importância vital tanto para o predador como para o predado.. Um para a alimentação,
a outra para se alimentar e para escapar à destruição.
Esta relação especial entre predador e predado obriga os membros de ambas as espécies a superarem-se uns aos outros.
para sobreviver. É significativo que o termo "se dépasser", que designa a deslocação relativa de dois
os indivíduos devem também ser entendidos no sentido de aumentar as suas capacidades. Esta é a força da vida.
1.3.# manipura :terceiro Chakra, o centro do ego, da identidade e da sensibilidade
Numa dada espécie, surgirão indivíduos que estarão, de alguma forma, em competição uns com os outros.
Pelo jogo natural das flutuações, uns serão mais rápidos e mais fortes do que outros..
Anteriormente, as diferenças entre indivíduos não eram significativas, ou mesmo perceptíveis..
Os mais fortes tenderão a impor-se através do confronto e terão acesso prioritário às fêmeas.
a sua capacidade de dominar outros machos, mas também de se reproduzirem.
aceitar fêmeas. Aqui temos de observar todas as estratégias desenvolvidas pela vida nos seus desfiles.
e os sinais aparentes que convencerão instintivamente a fêmea de que esse parceiro será o mais suscetível de
manter uma vida resiliente, cheia de força e energia.
Quanto maiores forem as capacidades de um indivíduo, mais ele será "in" na vida.
Isto dará origem espontaneamente à organização do macho dominante num clã..
Assim, o Life garante que os genes mais eficazes para assegurar a conservação sejam efetivamente utilizados.
transmitido às novas gerações. O resultado será uma melhoria constante das espécies.
1.4.# anahata :quarto Chakra, o coração, relações, responsabilidade colectiva
Quando surge a organização do macho dominante, é um indivíduo dentro de um grupo que começa a assumir o papel de líder.
uma importância especial. Torna-se a referência, sendo o melhor desempenho, será, por exemplo, o primeiro a
detetar o aparecimento de perigo e dar ordem de fuga.
Ele tornar-se-á o líder do grupo e, naturalmente, a responsabilidade ligada à sua posição aparecerá.. Sim, um indivíduo
se o melhor executante aparecer no grupo, tomará imediatamente o lugar do melhor executante.. É uma condição de sobrevivência
do grupo, porque todos eles colocam, em certa medida, o seu destino nas mãos do melhor executante..
O macho dominante torna-se assim o protetor do grupo.
1.5.# vishuddha :Quinto Chakra, o chakra da garganta, comunicação e comando
À medida que o macho dominante assume a responsabilidade pelo grupo, ele desenvolverá, nomeadamente, as seguintes competências
a observação, por um lado, e o comando, por outro.
A comunicação desenvolver-se-á no seio do grupo devido ao desequilíbrio entre as capacidades dos homens e as das mulheres.
dominante e outros membros do grupo. O indivíduo mais bem sucedido tem o dever de transmitir a sua perceção
uma situação e fazer com que seja aceite pelo grupo para orientar a ação. A voz desenvolver-se-á
porque é a ferramenta de comunicação ideal de um para muitos. O contacto através do toque não pode
afetar apenas um indivíduo de cada vez.
1.6.# ajna :Sexto Chakra, o terceiro olho, o espaço entre os dois olhos, a glândula pituitária, a faculdade psíquica, a visão
Estamos ainda na fase em que o macho dominante continua a transmitir as suas competências, que se tornam mais apuradas com a experiência
de geração em geração. O velho macho, aquele que o caçador por vezes considera como um igual
numa caçada que pode terminar com a derrota da presa sobre o caçador.
O macho velho é aquele que é rico em força e experiência passada herdada dos seus antepassados e que continua a desenvolver.
para desenvolver.
a conservação permitiu-nos adquirir experiência em matéria de liderança e conhecimento do ambiente. Estes
o conhecimento é transmitido, provavelmente através de herança epigenética, mas também é possível que seja
armazenados num campo morfogenético, num campo quântico, num campo de consciência que, de qualquer modo, estaria ligado ao ADN.
A necessidade de conservação leva assim ao aparecimento de faculdades psíquicas cada vez mais desenvolvidas.
Temos de ver e planear com antecedência. O próprio termo poder refere-se à visão.
a longo prazo, a liderança deve naturalmente ir para a pessoa mais esclarecida. É a realeza natural.
A empresa está provavelmente melhor organizada da seguinte forma: um rei. (os merovíngios: rei-sacerdote)
1.7.# sahasrara :O sétimo Chakra, o Chakra Coronal, a abertura para a ligação com a alma cósmica
O rei é aquele que vê a realidade da situação e o seu futuro. Por conseguinte, é ele que dá as ordens,
orientará as actividades da empresa para assegurar um desenvolvimento ótimo. Deve desenvolver a sabedoria
e está situado ao nível do chacra da cabeça, a sua ligação com as grandes leis cósmicas do equilíbrio
do universo. Regras de funcionamento óptimas, ligadas ao princípio da menor ação (ação óptima ou dharma em
Sânscrito, que também rege o desenvolvimento dos chakras, tanto no sentido filogenético como fisiológico).
Trata-se do rei-sacerdote, da ordem de Melquisedeque ou dos Merovíngios, os reis Kshatriya da Índia védica.
protectores do dharma coletivo e os brâmanes (sacerdotes).
A coroa do verdadeiro rei não é física, mas é a forma visível do chakra coronal totalmente aberto.
percebida por aqueles que desenvolveram o sexto chakra (e pode, por conseguinte, reconhecê-lo como rei).
A sociedade atual não corresponde de modo algum a este modelo ideal de sabedoria e justiça.. Por vezes, ela esteve lá, mas
isto significa que a sociedade no seu conjunto deve estar já muito avançada no caminho da sabedoria..
Temos exemplos disso na história, no Islão, numa altura em que o rei sábio não vivia num palácio
rodeado de numerosos criados e cortesãos, mas levava uma vida simples, dando conselhos aos seus eleitores debaixo de uma árvore
que o reconheciam como o mais sábio, o mais competente referencial de sabedoria.
Se a sociedade não estiver suficientemente desenvolvida, o rei sábio não conseguirá manter o poder, o seu
conselhos que não podem ser seguidos, ele irá embora ou será eliminado, dependendo da situação (assassinatos dos merovíngios).
Numa sociedade em que os líderes são assassinados, ou se mantêm no poder através de assassinatos, não há
justiça, nem sabedoria. O resultado é um sofrimento que obriga o indivíduo a progredir por si próprio.
para compreender e eliminar este sofrimento. O futuro da sociedade no seu conjunto depende disso.
a sua sabedoria para controlar o seu desenvolvimento harmonioso e evitar o caos coletivo e a consequente destruição.
Existe um outro filtro concetual que apresenta um outro aspeto do desenvolvimento da vida e fornece uma chave
que é talvez a solução para a sociedade atual, o seu futuro cósmico,
é o developpement_en_couche_de_l_univers_pt
existe um oitavo chakra:
1.8.# bindu chakra : o oitavo Chakra, o Chakra Lunar
bindu significa gota, e esta gota é a do néctar da imortalidade.
murccha_pranayama ;http://www.youtube.com/watch?v=80Nuqdb5xzU;
pranayama para despertar este chakra.
representação artística dos 7 chakras com as suas cores (exceto o sétimo...murccha pranayama nweb)
Esta representação baseia-se na estrutura geométrica fractal do vácuo, descrita por Nassim_Haramein_pt.
Nesta geometria, podemos distinguir cuboctaedros ligados a estrelas tetraédricas (merkaba_ptmurccha pranayama nweb)
2.Separador dos chakras
2.1.# tableau chakra :tabela dos principais chakras ou "roue" ou mais precisamente vórtice-tórico ou vórtice-anel
Número | Nome sânscrito | função e relação dos chakras (Candelabro de 7 braços) | pétalas | localização | glândulas | cor | filho | element_pt | descrição | Nome em hindi? | raga (fonte cf nadi_pt ) | ligações raga
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7 | Sahasrâra | ------------------------ conception | 1000 | Fontanelle | pineal | ouro | | | sahasrara_pt | Sahasrara | Raga Bhairavi, Raga Darbari |
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6 | Âjñâ | | ----------------- imaginação | 96 | 3º olho | pituitária | púrpura | | espaço | ajna_pt | Agnya | Raga Bageshri, Raga Bhoopali, | |
5 | Vishuddha | | | ---------- persuasão | 16 | Desfiladeiro | Tiroide | azul | | ar | vishuddha_pt | Vishuddhi | Raga Jaijaivanti, | |
4 | Anahata | --- ------ ------ ---------- relação | 12 | Coração | Timo | vert | | | anahata_pt | Anahata | Raga Durga, Raga Bhairav, | |
3 | Manipûra | | | ---------- afirmação | 10 | plexo solar | Pâncreas | amarelo | | incêndio | manipura_pt | Nabhi ou Manipur | Raga Bhatyaar, Raga Abhogi | Raga_Abhogi_pt_nweb_pt Raga_Bhatyaar_pt_nweb_pt |
2 | Svâdhishthâna | | ----------------- conservação | 6 | Nombril (DanTien_ptseparador dos chakras) | Glândulas supra-renais | laranja | | água | svadhishthana_pt | Suadistão | Raga Gurjari Todi, Raga Iémen | |
1 | Mûlâdhâra | ------------------------ reproduction | 4 | Pélvis (órgãos sexuais) | Sexual | vermelho | Lam | terra | muladhara_pt | Mooladhara | Raga Shyam Kalyan | |
nbr | | | | | | | | | | | |
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Número | | | | | | | | | | | |
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7 | | | | | | | | | | | |
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Número | grupo de três (três lareiras ou dantien) | grupo de quatro
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7 | | ------------------------ conception
|
6 | ---- imaginação (mental | | |
5 | | | | ---------- persuasão |
4 | --- ---- relação (sentimental) | --- ------------- |
3 | | | | ---------- afirmação |
2 | ---- conservação (vital) | | |
1 | | ------------------------ reproduction |
nbr | |
|
---|
Número | |
|
---|
7 | |
|
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Número | localização | elemento | | # voutes
|
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7 | Fontanelle | | | craniano
|
6 | Glândula pineal (3º olho) | espaço | | palatale ou nasale |
5 | Desfiladeiro | ar | passagem de ar sistema respiratório | |
4 | Coração | | | |
3 | plexo solar | incêndio | | # diaphragme
|
2 | Nombril (Dan Tian) | água | passagem de água sistema digestivo | |
1 | Pélvis (órgãos sexuais) | terra | | pélvico |
nbr | | | |
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Número | | | |
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7 | | | |
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