non axiomes txt non_axiomes_txt_pt_som

Non axiomes txt

voltar para a página inicial

versão disponível em : en it ru zh es ja de nl fr

data de criação : 20240129- data de actualiza&occedil&atlideo: 20230923- data de gera&ccdelão : 20240913_140049

1.Não-axiomas da semântica geral - títulos de capítulos do romance "the players of the non-A" de Alfred Elton Van-Vogt

Os conhecimentos de Aristóteles sobre a ciência do seu tempo eram provavelmente os mais exactos disponíveis na altura..
Os seus sucessores, durante dois mil anos, deram provavelmente a entender que eram válidos para todos os tempos..
Em anos não muito distantes, novos métodos de medição destruíram muitas dessas \"verdades\", mas elas continuam a formar a base das opiniões e crenças de muitas pessoas..
A lógica bivalente segundo a qual estas pessoas raciocinam recebeu, por conseguinte, o nome de símbolo aristotélico : A - e a lógica versátil da ciência moderna tem sido chamada de não aristotélica - Abreviatura : não-A, Símbolo : Ã.
A mente de uma criança, sem um córtex desenvolvido, é praticamente incapaz de discriminar.
Inevitavelmente, as crianças cometem muitos erros na sua avaliação do mundo..
Muitos destes falsos juízos de facto são integrados pelo sistema nervoso ao nível do \"não-consciente\" e podem persistir até à idade adulta..
Por conseguinte, um adulto, homem ou mulher, pode reagir de forma infantil..
No interesse da razão, DATE.
Não diga : \"Os académicos acreditam que.
\"Diz : \"Os académicos acreditavam em 1948.
.
.
\"ou \"John Smith (1948) é socialista.
.
.
\"Todas as coisas, incluindo as opiniões políticas de Jean Dupont, estão sujeitas a alterações, pelo que só podem ser mencionadas se forem determinadas a tempo..
No interesse da razão, REPERT.
Não diga : \"Duas meninas.
.
.
a menos que queira dizer : \"Marie e Jeanne, duas meninas, distintas uma da outra e de todos os outros habitantes do mundo..
.
.
\"No interesse da razão, tenha o cuidado de IDENTIFICAR.
Nenhum acontecimento, nenhuma coisa, nenhum ser humano é absolutamente idêntico de um momento para o outro..
A identificação leva-nos a ver o mundo como se nunca tivesse mudado, quando na realidade está em constante movimento..
Para evitar a identificação, lembre-se que só as palavras permanecem mais ou menos \"imutáveis\"..
Criam a ilusão de permanência.
Mesmo que aquela grande rocha pareça inalterável, na realidade, como tudo o que existe, está em constante mudança, mas os nossos sentidos imperfeitos são incapazes de o perceber..
Não podemos ver nem sentir o movimento permanente ao nível atómico, que provoca alterações minúsculas mas reais em toda a matéria..
No interesse da razão, utilizar a fórmula E QUE.
Quando se diz : \"A Marie é uma boa rapariga ! \"não percam de vista o facto de que Maria é muito mais do que apenas \"boa\"..
Marie é \"boa\", amável, encantadora e cotera, o que significa que também tem outras características.
Convém igualmente recordar que a psiquiatria moderna (1956) não considera que o indivíduo tranquilamente \"bom\" tenha uma personalidade muito saudável..
Por uma questão de razoabilidade, é preciso ter o cuidado de etiquetar.
Palavras como : Fascista, comunista, republicano, católico, judeu, todos se referem a seres humanos, que nunca podem ser completamente rotulados..
No interesse da razão, aprender a apreciar um acontecimento em termos das suas repercussões globais.
Isto inclui alterações viscerais e nervosas; reacções emocionais, pensamentos sobre o acontecimento, comentários feitos, acções reprimidas, acções resultantes, etc..
No interesse da razão, não esqueçamos a inter-reação....
Um juízo pode conceber a realidade,

  • mas pode conceber um juízo conceber um juízo conceber um juízo conceber a realidade.
    No interesse da razão, lembrem-se que : o mapa não é o território, a palavra não é a coisa que exprime.
    Sempre que confundimos o mapa com o território, instala-se uma \"perturbação semântica\" no organismo.
    Esta situação mantém-se até que as limitações do cartão sejam reconhecidas..
    No interesse da razão, lembrem-se do seguinte : primeiro o evento ocorre, o estímulo inicial; em segundo lugar, o choque nervoso provocado pelo acontecimento através dos sentidos; em terceiro lugar, a reação emocional baseada na experiência passada do indivíduo, em quarto lugar, a reação verbal.
    A maioria das pessoas identifica a terceira e a quarta fases e não tem consciência da existência da segunda e da terceira..
    No interesse da razão, cada indivíduo deve eliminar os \"bloqueios\" do seu sistema nervoso.
    Um bloqueio é uma perturbação semântica em que as reacções adequadas deixam de ter lugar..
    Os bloqueios podem muitas vezes ser eliminados pela utilização adequada da reação córtico-talâmica \"retardada\", pela autoanálise ou pela hetero-análise..
    Não basta saber que não é A.
    Devem ser assimiladas até se tornarem automáticas, ou seja, não conscientes..
    o período \"discursivo\" deve dar lugar ao período \"ativo.
    O objetivo deve ser o de conseguir uma flexibilidade total dos processos mentais, para além do nível verbal, em relação a qualquer acontecimento..
    O objetivo da semântica geral é dar ao indivíduo um sentido de orientação, e não um quadro novo e indeformável..
    A semântica geral é uma disciplina, não uma filosofia.
    Podemos conceber um grande número de novos produtos não-A.
    O mais importante para a nossa civilização seria, sem dúvida, o desenvolvimento de um sistema não-A.
    Podemos afirmar categoricamente que não existe nenhum sistema deste tipo atualmente.
    O campo está aberto a homens e mulheres corajosos e imaginativos que queiram criar um sistema que liberte a humanidade da guerra, da pobreza e da tensão..
    Para o conseguir, será necessário eliminar do poder os seres humanos que se identificam.
    Os nossos processos nervosos são copiados dos dos animais.
    No ser humano, este tipo de reacções nervosas conduz a fases patológicas e não duradouras de infantilismo em geral, a comportamentos infantis públicos ou privados..
    .
    .
    E quanto mais desenvolvida tecnicamente é uma nação ou raça, mais o seu sistema tende a tornar-se cruel, impiedoso, predatório e comercializado..
    .
    .
    Tudo porque continuamos a pensar como animais e não aprendemos a pensar substancialmente como seres humanos..
    (Alfred Korzybski) Os problemas da "evolução" são verbais e nada têm a ver com a vida enquanto tal, que é constituída por indivíduos diferentes, sendo a "semelhança" estruturalmente um artigo manufaturado produzido pelo sistema nervoso do observador..
    O senso comum, faça ele o que fizer, não pode deixar de ser surpreendido de vez em quando.
    O objetivo da ciência é poupar-lhe esta surpresa e criar processos mentais que deverão estar em estreita harmonia com os processos do mundo exterior, de modo a evitar, em qualquer caso, o inesperado..
    (Bertrand RUSSEL) Uma coisa não é o que tu dizes que é.
    .
    .
    É muito mais.
    É um conjunto no sentido mais lato do termo.
    Uma cadeira não é uma cadeira.
    É uma estrutura de uma complexidade inconcebível, a nível atómico, eletrónico, etc..
    Consequentemente, pensar nela como uma simples cadeira constitui aquilo a que Korzybski chama uma identificação.
    É a totalidade destas identificações que produz o insalubre e o insensato..
    Ao fazer um julgamento sobre uma ação ou um acontecimento, um indivíduo \"abstrai\" apenas parte das suas características..
    Se ele disser : \"Esta cadeira é preta\", ele deve indicar que a negritude é apenas uma das suas qualidades, e deve estar consciente, enquanto fala, das suas outras múltiplas características..
    A \"consciência da abstração\" é uma das superioridades essenciais de um indivíduo semanticamente treinado em relação a um não treinado..
    A experiência mostra que primeiro vem o \"sentimento\", depois a \"ideia\"..
    A \"sensação\" é uma abstração e a \"ideia\" é uma abstração de uma abstração de nível superior..
    A experiência mostra também que, entre os seres humanos, esta ordem é por vezes invertida; que alguns indivíduos têm primeiro as \"ideias\", alguns vestígios de memória, e depois as \"sensações\", sem terem qualquer razão externa para essas \"sensações.
    Estes indivíduos são considerados doentes \"mentais.
    Eles \"vêem\" onde não há nada para ver.
    Eles \"ouvem\" mesmo que não haja nada para ouvir.
    Estão paralisados onde não há razão para estarem paralisados, e assim por diante, até ao infinito..
    Esta inversão da ordem, em menor grau, é extremamente comum e está na base de quase todas as desgraças e dificuldades humanas..
    Por uma questão de razoabilidade, utilizar REFERÊNCIAS : por exemplo, \"consciente\" e \"inconsciente\" são dois termos descritivos úteis; mas está ainda por provar que estes termos reflectem com exatidão o que \"existe\" ao nível dos factos.
    Há mapas de territórios sobre os quais nunca podemos ter informações exactas.
    Uma vez que a formação não-A se destina a indivíduos, a chave é mantermo-nos conscientes do significado \"multi-ordinal\", ou seja, da versatilidade, das palavras que ouvimos ou pronunciamos..